domingo, 19 de março de 2017

O que é Teorema do Impulso?

Teorema do impulso


teorema do impulso mostra que uma força aplicada durante um certo intervalo de tempo sobre um corpo pode gerar variação de quantidade de movimento.



No bobsleigh, a velocidade inicial adquirida pela equipe 
depende da intensidade da força aplicada pelos atletas 


O chamado teorema do impulso mostra que o impulso de uma força resultante exercido sobre um objeto qualquer durante um certo intervalo de tempo é exatamente igual à variação da quantidade de movimento desse objeto. Sendo assim, temos:


I = ΔQ


Para entendermos essa relação entre impulso e quantidade de movimento, podemos partir do nosso cotidiano. A experiência diária mostra-nos que, quanto maior for o intervalo de tempo da aplicação de uma força sobre um objeto, maior será o efeito produzido em relação à velocidade do corpo. O impulso (I) é a grandeza vetorial que relaciona a força resultante (FR) e o intervalo de tempo (Δt) de sua aplicação, sendo definido matematicamente como o produto dessas duas grandezas.


I = FR. Δt


É possível estabelecer uma relação entre o impulso e a quantidade de movimento de um corpo para provar que o produto da força resultante pelo tempo de atuação da força sobre um corpo qualquer gera variações na quantidade de movimento. Para isso, utilizaremos a Segunda Lei de Newton, na qual a força resultante é dada pelo produto da massa do corpo por sua aceleração.

FR = m.a


Sabendo que a aceleração é fruto da razão entre a variação da velocidade e a variação do tempo, podemos reescrever a Segunda Lei de Newton como:

FR = m. Δv
             Δt
FR Δt = m . Δv


FR . Δt = m . ( v – v0)
FR . Δt = mv – mv0


Como a quantidade de movimento (Q) é definida pelo produto da massa do corpo por sua velocidade, temos:


FR . Δt = QFINAL – QINICIAL
FR . Δt = ΔQ




Sabendo que o produto FR . Δt é o impulso, temos, portanto, que I = ΔQ.




Referência Bibliográfica:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/teorema-impulso.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário